Consultoria em irrigação oferece previsão meteorológica mais precisa para produtores rurais

A equipe de agrometeorologia da iCrop faz estudos climáticos detalhados auxiliando as estratégias de irrigação

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Para uma gestão eficiente da irrigação é importante, o acompanhamento próximo do desenvolvimento da cultura, das condições climáticas, da umidade do solo, dentre diversas outras variáveis. Cada dia mais, tem surgido novas ferramentas que auxiliam o processo de coleta dessas informações que são essenciais para a decisão diária de irrigação.

Uma das ferramentas utilizadas pela Consultoria iCrop nos mais de 350 mil hectares monitorados no último ano foi o iCrop Weather. “Desenvolvemos um sistema de inteligência artificial que cruza informações das 150 estações próprias instaladas nas áreas de nossos clientes com outras 250 mil estações integradas, dessa forma conseguimos extrair dados diários com maior precisão, além de realizarmos monitoramento constante de alertas meteorológicos. Com todos esses dados em mãos tivemos grande sucesso nos resultados das últimas safras” explica Mariana Magalhães responsável pelo Departamento de Agrometeorologia da iCrop, Mariana está finalizando seu doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV e realiza pesquisas na área de agrometeorologia há 9 anos.

“Após os resultados positivos do último ano, resolvemos compartilhar esses riquíssimos dados climáticos da região de atuação da iCrop com o mercado, possibilitando auxiliar outros produtores dessas regiões nas decisões do dia a dia na fazenda” completa André Boncompani, Diretor de Tecnologia e Qualidade da iCrop.

A partir de hoje a empresa está oferecendo previsões meteorológicas semanais e alertas diários, direcionados para produtores rurais, com alta precisão. Clientes iCrop já começaram a receber as informações de forma rápida e dinâmica através do whatsapp e mesmo quem não é cliente, pode acompanhar algumas informações na página iCrop Weather no facebook.

Em breve a empresa lançará estudos climatológicos das macrorregiões de atuação que permitirão comparar a precipitação e evapotranspiração potencial mensal da região por meio de um estudo de 10 anos. Outra novidade é o estudo do microclima com análises e boletins meteorológicos em áudio e vídeo por fazenda. Com os investimentos em inteligência dos dados que vêm sendo realizados através de sensores espalhados em pontos estratégicos das fazendas, este estudo tem se tornado mais preciso a cada dia.

Deixe um comentário