Irrigação Registra Crescimento na Agrishow 2013

A Agrishow 2013, em Ribeirão Preto, tem hoje seu ultimo dia. A irrigação participou do evento com um setor exclusivo dentro da feira para facilitar a localização das empresas. Os visitantes puderam ver vários equipamentos de irrigação como pivôs, carretéis, moto bombas, tubos, sistemas de irrigação localizada, aspersão convencional, automação, estações meteorológicas entre outros equipamentos para manejo da irrigação.

De forma geral o setor de irrigação vem apresentando crescimentos significativos, mas os fabricantes de pivôs são os que mais comemoraram os últimos resultados, em parte pelo surpreendente desempenho das vendas no Rio Grande do Sul. O estado vem sofrendo com períodos prolongados de seca, o que motivou os agricultores a investirem em irrigação; a oferta de crédito com taxas de juros atraentes mais os incentivos do governo estadual contribuíram para o salto nas vendas de sistemas de irrigação.

A Agrishow se mostrou um ótimo ambiente para quem pretende comprar um sistema de irrigação pela primeira vez ou mesmo renovar ou ampliar seus equipamentos. As empresas expositoras investiram bastante na apresentação dos estandes para que o agricultor pudesse conhecer todas as partes de um sistema de irrigação, desde a sucção, bombeamento, condução e aplicação da água, seja por aspersão ou gotejamento.

A agricultura irrigada no Brasil é responsável por 42% da produção agrícola nacional apesar de ocupar apenas 18% da área cultivada do país. Estima-se que o Brasil irriga aproximadamente 5 milhões de hectares, mas tem área e água suficientes para irrigar quase 30 milhões de hectares.

Denizart Vidigal – Revista Irrigazine.

Deixe um comentário