Calor excessivo e falta de chuvas impulsiona venda de serviço de gerenciamento de irrigação

Resultado de imagem para irrigação valmont

O ano de 2018 foi marcado pelo crescimento do serviço de gerenciamento de irrigação. A informação é da Irriger, empresa brasileira de gerenciamento de irrigação pertencente ao grupo Valmont, que registrou uma ampliação de mais de 15% na demanda pelo monitoramento técnico.

Em Uberaba, conforme dados da Secretaria do Agronegócio, o município conta com apenas 90 pivôs de irrigação, o que corresponde a pouco mais de seis mil hectares de área com esse tipo de tecnologia. Em Unaí, no Noroeste de Minas, por exemplo, 60% da área de produção é coberta por pivôs.

Mas a situação em Uberaba deve mudar nos próximos cinco anos. O secretário de Agronegócio, Luiz Carlos Saad, acredita que a área coberta por pivôs no município deve quadruplicar.

“Hoje, é uma área pequena por que o índice pluviométrico em Uberaba é muito bom. Então, em áreas onde o regime de chuvas é pequeno, existe uma necessidade maior da utilização da irrigação”, ressaltou Saad.

O secretário lembrou ainda que além do índice pluviométrico, que é favorável em Uberaba, a instalação dos pivôs requer estudos técnicos e ainda a liberação de órgãos ambientais.

“Mas, o caminho para a agricultura é a tecnificação. E a irrigação ajuda na produtividade. Então, acredito que Uberaba deve crescer a demanda por esse tipo de tecnologia”, disse Saad.

No Brasil, a principal demanda por irrigação vem de produtores de grãos, soja e milho.

Produção. O secretário destacou que a média anual pluviométrica em Uberaba é muito boa, mas este ano no mês de janeiro ficou abaixo da média. E com o forte calor, a produção pode ser afetada. “Calor nesse período é normal. Acontece que em anos anteriores chovia muito e, com isso, o calor era amenizado”, lembrou Saad.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s