Tomate-cereja e milho doce são cultivados em estufas com sistema de irrigação em MT

Produtores empreendem com o cultivo de milho doce e tomate-cereja

Produtores rurais investem no plantio de milho doce e tomate-cereja, no município de Santa Carmem, a 493 km de Cuiabá, com irrigação. A irrigação das plantações é feita em forma de gotejamento, durante o período da seca.

Três estufas com 1,2 mil metros foram construídas desde 2015, para o cultivo do milho e do tomate. Semanalmente, são colhidos 900 quilos de tomate-cereja, segundo o produtor rural Humberto Ferro.

“Eu vi que aqui (na região) ninguém produzia esse tipo de tomate e como ele tinha um bom potencial de venda viemos para cá”, disse.

Ao todo são 5,8 mil pés de tomate-cereja plantados em vasos com terra tratada e mais um composto de pinos e turfas. Esse tipo de cultivo é o mais indicado porque evita algumas doenças de solo.

A irrigação é realizada por gotejamentos entre 7h e 17h. Os canos são furados com um espaçamento de 30 centímetros que levam a água até as plantas. A cada hora, a água pinga durante seis minutos. Os vasos também são furados para que as raízes não fiquem encharcadas.

Para manter a produção, Humberto trabalha com mais 16 funcionários. Após a colheita, os tomates são selecionados e embalados. Por semana, são vendidos cerca de cinco mil bandejas de 180 gramas e são distribuídas para os municípios próximos da cidade.

Em uma propriedade que fica na zona rural de Santa Carmem, o agricultor Thiago Bortoluzzi cultiva milho doce. Por semana, são colhidos cerca de sete mil espigas do grão. Durante o tempo mais seco, a irrigação também é realizada por gotejamento.

“Desde que começamos o plantio, já conseguimos colher cerca de 30 mil espigas”, disse.

O manejo com plantio, adubação e controle de pragas é o mesmo do milho verde comum, mas a variedade ocupa mais espaços porque as espigas são uma média de cinco centímetros maiores.

Fonte: G1
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s