AL receberá R$ 2 milhões para aquisição de kits de irrigação

Por intermédio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo de Alagoas será contemplado com o aporte de R$ 2 milhões, recursos que serão liberados para a aquisição de kits de irrigação, para serem entregues aos pequenos produtores alagoanos do Agreste e do Sertão.

A concretização da liberação dos recursos foi definida entre o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, com o secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Integração, Ricardo Santa Rita.

Com o repasse dos recursos, explica Vasconcelos, o Estado de Alagoas dará continuidade à segunda etapa da distribuição de kits de irrigação aos pequenos agricultores familiares dos 21 municípios beneficiados, totalizando 372 famílias, na segunda etapa do projeto.

“O Governo de Alagoas vai iniciar a segunda etapa de entrega dos kits de irrigação, fornecendo aos pequenos agricultores oportunidade de dinamizar o processo produtivo em cada área plantada”, afirma o secretário.

O superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, informa que cada kit de irrigação contém caixa d’água, moto bomba, filtro, fiação e tubulações com sistema de irrigação por microaspersão e por gotejamento, capazes de atender a áreas de até dois hectares.

“Os kits se tornam mais uma ferramenta para pequenos agricultores do Agreste e do Sertão de Alagoas terem melhores condições de produzir em meio à estiagem”, afirma  Azevedo. Segundo ele, os kits de irrigação funcionam na modalidade de gotejamento por gravidade e a cada 30 centímetros, há um gotejador emissor que cria bulbos molhados na área das raízes.

A distribuição dos kits de irrigação faz parte de um convênio entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), que permite a aquisição, capacitação e instalação de 750 kits.

Entre os municípios já beneficiados estão Arapiraca, Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Limoeiro de Anadia, Igaci, Palmeira dos Índios e Belo Monte.

Fonte: Cada minuto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s