Governo promove debate sobre ações e linhas de crédito para piscicultura e irrigação

024ac94a88

Um workshop sobre piscicultura e irrigação reuniu na última terça-feira (11.10), em Cuiabá, produtores, técnicos e projetistas no debate de ações do Governo do Estado para os setores. Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no evento foram apresentadas as demandas dos produtores representados pela Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes (Aprofir), pela Associação dos Aquicultores (Aquamat) e ainda como obter acesso a financiamentos junto aos agentes financiadores.

O Governo do Estado tem realizado ações para estimular a produção de peixe e a agricultura irrigada em Mato Grosso. O Estado tem potencial para dobrar a produção de pescado de água doce e elevar a 9 milhões de hectares a área irrigada, por conta da oferta de recursos hídricos. Uma das ações do governo foi priorizar as duas atividades no orçamento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO/Rural) para 2016.

O secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon destacou os potenciais das duas atividades e enfatizou as ações do governo para estimular o desenvolvimento. “A piscicultura vem para agregar valor aos nossos grãos e intensificar a produção. Na irrigação, temos o maior potencial de área irrigável do Brasil. Importamos muito hortifrútis, quase a totalidade do que é consumido aqui vem de outros estados que usam a irrigação, o que é um contrassenso para um estado que tem recurso hídrico. Temos que trazer tecnologia, estruturar o setor e uma das ações é o direcionamento de recurso do FCO Rural”.

Possebon falou ainda que investir nessas duas áreas pode ser uma opção para melhorar o desenvolvimento de municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “Uma das missões que o governador nos passou é a de buscar, tanto nas regiões mais desenvolvidas como nas mais carentes, situações que propiciem o desenvolvimento de grandes culturas, de trazer e desenvolver através de tecnologia ou de setores como irrigação e piscicultura para que eles possam crescer e se desenvolver”.

O assessor de negócios do Banco do Brasil, João Carlos, frisou a importância de disseminar informação aos produtores quanto ao acesso às linhas de crédito. “Os recursos para piscicultura e irrigação existem e o produtor precisa saber como acessar esse crédito, quais os documentos que ele precisa. A nossa presença nesse evento é importantíssima, é a oportunidade de apresentar qual o processo que utilizamos para a concessão de crédito, e dividir com as demais instituições que compõem a cadeia no sentido de construir uma forma para que o produtor tenha acesso ao crédito com mais facilidade”.

Para Herbert Carli Júnior, do Grupo Bom Futuro, a aproximação do Governo com as entidades produtivas é essencial. “É muito importante aproximar a realidade de quem produz com os órgãos governamentais e os agentes financiadores. Essa discussão com os setores é sempre bem-vinda. Enquanto produtores, podemos apresentar as nossas demandas e também compreender as limitações dos órgãos e suas responsabilidades, entender e tentar encontrar meios para que consigamos ser mais produtivos”.

O assessor técnico da Aprofir, Hélio de Almeida Filho, que representou os produtores de feijão e irrigantes de Mato Grosso, destacou que o setor obteve conquistas essenciais por meio do diálogo aberto com o Governo. “Precisamos disso, esses encontros são uma ferramenta essencial. Acredito que só o governo consegue unir todas as frentes: os produtores, as instituições financeiras e os órgãos governamentais. E essa neutralidade de poder unir todos os integrantes da cadeia produtiva já tem gerado soluções. A principal foi o direcionamento do FCO Rural para piscicultura e irrigação, uma conquista enorme”.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e da Central de Abastecimento (Ceasa-MT) também participaram do evento.

Fonte: CenárioMt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s