Programa de revitalização do rio São Francisco afetará irrigação

14494867_1417446041618844_2583089313962610268_n

Foto: Divulgação

O novo Programa de Revitalização do Velho Chico proposto pelo Governo Federal pode afetar os perímetros irrigados instalados na região do baixo São Francisco. Técnicos do Ministério do Meio Ambiente estão em Sergipe debatendo o plano de recursos hídricos proposto pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), aprovado no dia 15 do mês passado, que prevê ações a serem executados entre os anos de 2017 a 2025, um procedimento que é realizado a cada dez anos com o objetivo de equalizar os problemas oriundos de degradação do meio ambiente, que tem afetado diretamente a população ribeirinha.

Para o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente, Renato Saraiva Ferreira, há necessidade de se realizar adequações do setor elétrico e dos próprios programas de irrigação e garantiu que a região do São Francisco enfrentará medidas emergenciais de curto, médio e até de longo prazo. “Se não cuidarmos da água e usarmos com parcimônia, vamos ter sérios problemas de racionamento no setor produtivo, no setor de irrigação”, considerou o técnico do Ministério do Meio Ambiente. Ele chama a atenção para a necessidade de se buscar novas técnicas que possam garantir a produtividade sem afetar a oferta de água. “Não dá para estar às duas horas da tarde ali irrigando. Em qualquer país que tem problema de água se faz irrigação à noite. Tem que entender que o rio está em momento tremendamente critico e tem que usar a água com parcimônia”, observou.

Renato Saraiva defende modernização dos perímetros irrigados e a implantação de melhores técnicas de irrigação que combata o uso indiscriminado da água. “Tem que haver modernização dos perímetros irrigados para utilizar técnicas que usem menos água e evitar técnicas de inundação. Todas as atividades econômicas vão ter que pensar como produzir ou até produzir mais com menos água”, considerou.

O diretor do Ministério do Meio Ambiente destaca técnicas de gotejamento como exemplo e garante que este novo processo está produzindo efeitos positivos no Estado de Pernambuco. “As técnicas de gotejamento já estão dando muito certo. Em Petrolina, aumentou-se a produção e melhorou a qualidade da uva”, destacou, referindo-se à técnica de gotejamento.

Revitalização

Há a expectativa de se empregar recursos na ordem de R$ 35 milhões nos próximos dez anos para revitalizar o Velho Chico e a liberação dos recursos está atrelada à apresentação dos projetos que devem ser formatados nos respectivos Estados beneficiados pelo Rio São Francisco, tendo o plano de bacia como a grande referência, conforme o diretor do Ministério do Meio Ambiente.

Os recursos, segundo Renato Saraiva, serão compartilhados, sendo os Governos Estaduais obrigados a dar contribuições financeiras. As ações já realizadas, a exemplo de coleta e tratamento de esgoto nos municípios ribeirinhos, conforme destacou, serão consideradas como contrapartida. O secretário Olivier Chagas, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, garantiu que o Governo tem experiências exitosas para apresentar ao Ministério do Meio Ambiente. “Os perímetros os maiores beneficiários do rio e o Estado de Sergipe tem experiência concreta através do Programa Água Sergipe, na bacia do rio Sergipe, que se aplica ao Rio São Francisco”, disse.

Olivier Chagas cita as ações do Governo que estão sendo realizada em municípios banhados pelo Rio Sergipe. “Estamos revigorando os perímetros para que possamos ter captação de água mais eficiente, menos desperdício e uma distribuição melhor fiscalizada, porque muitas vezes acontecem abusos. Temos essa experiência e queremos levar isso, mas o rio São Francisco é um rio nacional e esta ação não deve ser do Governo do Estado, mas nosso objetivo é levar nossa experiência para o São Francisco”, considerou.

Fonte: Infonet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s