Irrigação é liberada em Marechal Floriano e Domingos Martins, ES

irrigacao_skygarden

Foto: Divulgação

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Jucu e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) entraram em um acordo, na última sexta-feira (30), liberando a irrigação na agricultura em Domingos Martins e Marechal Floriano, região Serrana do Espírito Santo.

O presidente do comitê Hélio de Castro disse que foi assinado um acordo de cooperação comunitária. “Fizemos uma reunião em Marechal e aprovamos o documento que flexibiliza a irrigação para algumas atividades. Os usuários foram chamados e a proposta foi discutida com cerca de 100 produtores rurais”, disse.

A irrigação passa a ser liberada em alguns casos. As olerícolas podem ser irrigadas durante o dia. As culturas temporárias, como o feijão, arroz e leguminosas, por exemplo, podem ser irrigadas durante a noite.

Se a lavoura temporária for nova, com até trinta dias, poderá ser irrigada durante o dia também. No caso das culturas perenes, como as frutíferas, a irrigação continua proibida. Apenas os cultivos com até 60 dias podem ser irrigados a noite.

A liberação é apenas para quem utiliza sistemas de irrigação localizados, como gotejamento e microaspersão.

Segundo o presidente do Comitê, o acordo vale até quando não comprometer o abastecimento para a população. As condições do rio irão determinar o tempo que será permitido a irrigação.

“Fizemos um arranjo para permitir e não provocar tanto prejuízo na agricultura. A água utilizada não vai comprometer o abastecimento. Mas quando for necessário, os agricultores se comprometeram a parar a irrigação”, afirmou.

Fonte: G1

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s