Projeto reaproveita água de uso doméstico para irrigar hortas orgânicas

bioagua-close1

Foto: Divulgação

O Brasil Rural de segunda-feira (26) foi até Pernambuco para conhecer um projeto que otimiza o uso da água, especialmente para pequenas famílias produtoras do semiárido, em que a água se torna um recurso, em certas épocas do ano, bastante escasso.

Para saber mais sobre o projeto “Jucati Sustentável: Bioágua, Agroecologia e Nutrição”, o programa conversou com a coordenadora de obras da área socioambiental da ação, Adriana Gouveia, que faz parte da Associação de Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI).

O projeto, financiado pela Fundação Banco do Brasil, irá implantar 22 sistemas da Bioágua Familiar para promover a agroecologia, a educação alimentar e ambiental e reduzir a pobreza rural. Jucati, em Pernambuco, vai receber o projeto, que reaproveita água de uso doméstico na agricultura familiar para a irrigação de hortas orgânicas nos quintais.

A água usada para lavar louças, roupas e para tomar banho é canalizada para um reservatório que contém minhocas, areia, brita e adubo orgânico. A tecnologia social já foi implantada em cinco cidades do agreste pernambucano – Calçado, Jupi, Caetés, Lajedo e Garanhuns – em um total de 131 unidades familiares.

Saiba mais sobre o projeto no player acima. E baixe aqui a cartilha.

O programa Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, aos sábados, às 7h, e nos domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

Fonte: Rádio EBC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s