Importância da água na oliveira

olives-357849_1280

Foto: Divulgação

A irrigação da oliveira pode proteger contra o risco de seca, favorecendo a possibilidade de colheitas abundantes. Minimizar o fenômeno da alternância de produção, permitindo que as árvores produzem frutos em o mesmo tempo tanto como caules (filiais) que eles vão dar frutos no ano seguinte. Melhorar a produção em termos de quantidade e de qualidade, em especial, por permitir que a azeitona produzir um máximo de flores perfeitas e garantir que os frutos amadurecem. Que os fertilizantes disponíveis à oliveira, diluídas em água de irrigação e aplicadas de forma muito precisa, diretamente na zona de raiz. Acelerar o crescimento das plantas jovens e uma colheita em 5 ou 6 anos em oposição a 10 a 15 quando deixado sozinho.

O desafio é fornecer água suficiente para alcançar a respiração máxima, mas não deve ser regada muito, pois isso levaria a problemas de saúde, culturas de baixa qualidade e resíduos. A necessidade de água oliveira representa a diferença entre a precipitação eficaz e evapotranspiração potencial, ou seja, a água caindo do céu e da água que retorna para a atmosfera por evaporação e transpiração iria cortar. Portanto, as contribuições de água deve ser agendada com base na quantidade de chuva, temperatura do ar, radiação solar, a capacidade de retenção do solo e períodos críticos de oliveira, sobre as necessidades de água. A mais recente tecnologia de sensores de umidade Watermark nos dá informações muito precisas sobre a quantidade de água disponível no solo.

As necessidades de água de oliva são particularmente importantes na primavera, durante o pré – floração e, em setembro e outubro, durante o período de frutas conjunto . Entre o amadurecimento dos frutos e desenvolvimento de oliva osso, isto é, a partir de meados de julho a meados de agosto, a contribuição da água para a oliveira deve ser reduzida para evitar as azeitonas têm grandes ossos.

O método de irrigação que melhor se adapte os olivais é o sistema de irrigação por gotejamento ou por gotejamento . Cada gota deixa o remetente é imediatamente absorvida pelo solo, a ser sempre no mesmo local, um bolbo húmido no solo a partir do qual as raízes da oliveira pode absorver água para o seu desenvolvimento. A solução ideal seria 4 emissores de taxa de fluxo constante (para qualquer pressão compreendida entre 1 e 3 bar) por oliveira madura, com fluxos que vão de 1 a 4 litros / hora.

Também permite a aplicação de compostos e fertilizantes líquidos directamente absorvido pelas culturas.Os produtos químicos utilizados são: ácido nítrico, nitrato de amónio, ácido fosfórico, fosfato monopotássico, nitrato de potássio, nitrato de cálcio e.
Alguns produtos também conter microelementos como nitrato de magnésio ou sulfato de magnésio.

Algumas variedades de oliveira tolerar a irrigação com água salina

 

Cientistas do Departamento de Agronomia da Universidade de Córdoba foram concluiu que não há diferença no crescimento das variedades comuns de oliva como Picual, ou de produção, o tamanho ou a qualidade dos frutos de uma oliveira regadas com água salgada e outra não, tolerar-se a 6,5 g de sal por litro de água.

Este achado amplia as possibilidades de agricultores de irrigação envolvidos em oliveira, como a água salina , frequentes terras baixa pluviosidade geralmente não são benéficas para as culturas ou impróprios para consumo humano.

Além disso, os pesquisadores descobriram que as oliveiras são geralmente bastante tolerantes ao cloreto, mas não o sódio. Para evitar o efeito pernicioso de sódio em um olival, adicionar cálcio à água de irrigação, uma vez que retém o cálcio de sódio nas raízes da planta que impedem a passagem de ar e evitando assim a toxicidade.

Fonte: Traxco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s