Exportação de uva deve crescer 25% de projeto de irrigação em Juazeiro

uvas-juazeiro-codevasf

Foto: Divulgação

A exportação de uva produzida no Perímetro de Irrigação Maniçoba, gerido pela 6ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA), deve chegar a 12 mil toneladas este ano – um aumento de cerca 25%, em relação ao ano passado.

Os dados são referentes às expectativas dos próprios produtores e foram publicados na última terça-feira (21), pela Companhia. O cultivo da fruta no projeto é todo voltado para o mercado externo. No ano passado, a produção foi de 9 mil toneladas nos lotes empresariais e familiares, atingindo um valor bruto de cerca de R$ 20 milhões.

Para este ano, temos perspectiva de um aumento de cerca de 15% na produtividade do projeto”, ressalta Valter Matias de Alencar, gerente executivo do Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM). Segundo ele, além do clima favorável, um outro fator que está propiciando o aumento é a produção em áreas novas, que este ano atingiram produtividade plena. “A expectativa dos empresários do projeto é que a produtividade seja de 30 a 35 toneladas por hectare”, afirma Alencar.

Uma boa parte vai para o mercado norte-americano e para a Europa. Tem também uma pequena janela de exportação para o Japão. Mas a maior parte vai mesmo é para a Europa”, explica Alencar. A fruta produzida na região tem um sabor intenso e muito apreciado pelos europeus. Por isso, o foco para as vendas são países como Inglaterra, Alemanha e Holanda.

Maniçoba

O perímetro foi implantado pela Codevasf na década de 1980. Nele vivem e trabalham mais de 600 famílias, instaladas em 238 lotes familiares e 80 empresariais. Entre as principais culturas, além da uva, estão a manga e a cana-de-açúcar. Em 2015, o valor bruto de produção foi de R$ 129 milhões.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s