Para garantir a produtividade do canavial, variedade de cana tem que ser prioridade

00cana05

Foto: Divulgação

Para o corpo técnico das usinas e para os produtores de cana, é cada vez mais nítida a importância que tem a variedade para a formação de um canavial de alta produtividade. Mais do que isso, percebem a cada safra que o manejo varietal bem feito faz muita diferença para a rentabilidade do negócio.

Um evento que ganhou muita importância ao longo dos últimos anos tanto na difusão de conhecimento, como na conscientização dos profissionais do setor quanto à importância dos temas ligados a variedade de cana, é o Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-açúcar, promovido anualmente pelo Grupo IDEA.

Em 2016, o seminário completa uma década. “São dez anos trazendo conteúdo técnico, discutindo os assuntos mais atuais e difundindo tecnologias junto às usinas e fornecedores de cana”, sublinha o engenheiro agrônomo Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA. Neste ano, o evento ocorre nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

Agenda de Primeira

O 10º Grande Encontro sobre Variedades terá a presença de centenas de produtores, técnicos de associações e de usinas, consultores e especialistas do setor, que estarão em busca de se atualizarem sobre o tema, com acesso a novas pesquisas, tecnologias inovadoras e estudos de caso.

Na agenda de palestras do seminário deste ano, destaque para a discussão sobre a interferência das variedades sobre o baixo índice de ATR que se tem registrado ao longo da safra. “Também teremos apresentação sobre a escolha de variedades para piores ambientes e a incidência de novas doenças em determinados materiais”, cita Dib.

Algumas palestrantes trarão informações sobre os principais fatores que influenciam nos resultados de produtividade das diferentes variedades. “Muito se atribui a elas, mas na verdade a produtividade sofre influência maior de outros fatores, como a própria mecanização da cultura”, dispara o engenheiro agrônomo.

O evento também trará dados positivos de uso de fungicidas em diferentes variedades de cana, a divulgação dos ganhos proporcionados pelo uso correto de maturadores na safra 2016/17 e informações de ensaios das instituições de melhoramento. “O IAC, o CTC e a RIDESA mostrarão os resultados surpreendentes obtidos com novas variedades, inclusive com ganhos superiores a 10% de produtividade.”

Em sua palestra, Dib Nunes apresentará no seminário uma nova forma para avaliação correta do desempenho de materiais. “Também falaremos sobre estratégias para se extrair o máximo de um manejo varietal em diversos ambientes de produção”, afirma.

As inscrições para o 10º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-açúcar podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, em que também é possível obter mais informações sobre o evento.

SERVIÇO

Evento: 10º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-De-Açúcar

Data: 28 e 29 de setembro

Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto

Informações e inscriçõeswww.ideaonline.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s