Energia solar para produzir água no deserto

De acordo com o World Resources Institute, em 2040 33 países deverão estar enfrentando estresse hídrico extremo, tornando a corrida para desenvolver soluções inovadoras mais necessária do que nunca. Ap Verheggen tem estado na vanguarda destes desenvolvimentos por alguns anos. Depois do conceito SunGlacier – uma folha gigante alimentada por energia solar que produz água no deserto, seu novo protótipo é chamado WaterDrop, um dispositivo movido a energia solar portátil que produz água potável a partir da condensação. Ap reconhece que o conceito ainda está longe de ser realidade, mas a tecnologia solar tem tido grandes avanços nos últimos anos, por isso vale a pena conhecer a ideia.

 

“Se a temperatura sobe, o ar contém mais água”, diz Ap em seu blog. “Normalmente, temperaturas mais altas também implicam em mais sol. Então, por que não se concentrar em captar a água do ar, utilizando apenas energia solar? Desta forma, água potável e água para a agricultura tornam-se disponíveis na maioria das partes secas do planeta. “

Esse é o pensamento por trás do WATERDROP e dos outros conceitos movidos a energia solar propostos por Ap. Os módulos fotovoltaicos do lado de fora do dispositivo absorvem a energia solar durante o dia. Essa energia seria então usada para produzir condensação através do resfriamento do ar e para alimentar um ventilador. As gotas de água seriam então armazenadas em uma pequena cisterna. Ap recomenda a incorporação de pequenas pedras na cisterna para adicionar sais minerais à agua. A bica no final é um filtro a base de carbono, que pode ser substituído.

“Eu sei que ainda é ficção científica”, diz Ap, “mas com certeza, a evolução das células fotovoltaicas e o desenvolvimento de materiais que armazenam o frio da noite para ajudar a resfriar a entrada de ar durante o dia, são apenas uma questão de tempo”.

Fonte: Ecotopia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s