Estudante de Rondônia cria sistema ‘inteligente’ para irrigar horta de escola

Para atender a necessidade de irrigação da horta da escola onde estuda, um estudante de 15 anos do 9º ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho, desenvolveu o protótipo de um sistema inteligente de irrigação.  Segundo o jovem, o projeto pode ser aplicado em hortas, jardins, campo de futebol e até em lavouras.

Dipsoistivo que faz leitura da umidade do solo e controla sistema de irrigação desenvolvido por Ryan (Foto: Toni Francis/ G1)

Fonte: G1 

Ao G1, o adolescente Ryan Antônio do Amaral Balestieri conta que criou o irrigador a partir de um desafio feito pela tenente policial militar Erika Josiane Ossuci, diretora da escola onde o jovem estuda.

Segundo Ryan, a ideia atende uma necessidade da escola, que é de irrigar a horta de onde são retirados vários legumes que compõem o cardápio servido aos alunos. “O objetivo era desenvolver um sistema de irrigação com economia de água e pouca mão de obra”, disse.

O jovem explica que o dispositivo conta com um sensor de umidade que ativa o sistema de irrigação no momento certo, evitando a inundação do solo. Para desenvolver o projeto, Ryan diz que realizou diversas pesquisas na internet e contou com apoio de várias pessoas, dentre elas a técnica em eletrotécnica da Unir, Larissa França.

O projeto é considerado inovador pelos professores que acompanham o estudante e foi apresentado no 17º Fórum Internacional de Software Livre, realizado de 13 a 16 de julho na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre.

Envolvido no clube de robótica há apenas um ano, em 2015 o aluno já foi segundo lugar na Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit), com a apresentação de um robô. Ele também já garantiu participação na Feira Mundial de Tecnologia que será realizado em 2017 na cidade de Johanesburgo, na África do Sul. “Vou participar com um drone autônomo que já está em fase de produção”, informou.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s