Piauí contará com novos projetos de irrigação; cerca de 40 municípios serão beneficiados

irrigação-pastagens-300x195

O governador Wellington Dias autorizou, na última terça-feira (12), a conclusão de licitação para a compra de kits de irrigação em reunião com o coordenador de Fomento à Irrigação do Estado do Piauí, Benedito de Carvalho Sá (B. Sá). A ideia é promover projetos de irrigação no estado, como a distribuição de kits irrigação para a agricultura da familiar no semiárido e o projeto irrigado Salinas, na cidade de São Francisco do Piauí, localizado a 318 km da capital, no sudoeste piauiense.

Dentro os projetos contemplados, está o de distribuição de dois mil kits de irrigação para famílias pertencentes a agricultura familiar no semiárido piauiense. A proposta é de que pelo menos 40 municípios sejam beneficiados, com 50 kits. Cada kit de irrigação é capaz de atender até meio hectare de terra.

Serão beneficiadas as culturas de hortifruticultura, a pecuária de caprinos e ovinos e a produção de leite. “Se colocarmos 50 kits em uma cidade, rapidamente, esses kits atenderão até uma área de vinte e cinco hectares irrigados”, afirma o coordenador B. Sá. “Outro projeto que está entrando em licitação é o projeto irrigado Salinas que é um sonho antigo nosso que começou a tramitar na Codevasf e que agora o governador puxou para si e vamos criar os primeiros cem hectares irrigados na margem da barragem Salinas”, acrescenta.

“Todos esses projetos geram empregos, puxam investimentos privados e garante uma condição de sustentabilidade para essas regiões”, afirma o governador Wellington Dias.

A barragem Salinas tem capacidade de armazenamento de 387 milhões e 400 mil metros cúbicos de água, cerca de 20 km de extensão e 28 metros de profundidade é uma das maiores barragens do Piauí, fica localizada no povoado Salinas à 35 km da sede do município de São Francisco do Piauí.

Além dos projetos de irrigação no semiárido piauiense, outros estiveram na pauta desta terça. “Nós temos no Piauí três grandes projetos de irrigação e hoje tratamos de toda a nossa parte de contrapartidas com o Governo Federal como o projeto Marrecas-Jenipapo, em São João do Piauí, parceria com a Codevasf, o projeto Tabuleiro Litorâneo, no nosso litoral, em parceria com o Dncos e com o Dncos também temos o projeto lá em Guadalupe”, informa o chefe do executivo estadual.

O Piauí contará também com novas barragens. “Autorizei aqui também a licitação de barragens no leito do rio Canindé”, comenta Wellington Dias.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s