Propriedade de Três Barras implanta irrigação em pastagem

irrigação-pastagens-300x195

Agricultores que trabalham com gado leiteiro vêm buscando alternativas para melhorar a produtividade das pastagens e, consequentemente, a produção de leite. Um novo exemplo desse manejo vem da propriedade do João Norberto de Lima e sua mãe Norli de Lima, de Três Barras, que implantaram um sistema de irrigação para as pastagens.

O engenheiro-agrônomo Filipe Kinalski, extensionista da Epagri, conta que a técnica utilizada na propriedade foi a irrigação de pastagens no sistema fixo (subterrâneo de 50cm) em linha. “Esse sistema foi implantado por conta do baixo custo e da facilidade de manejo e por possibilitar o planejamento da irrigação para complementar a quantidade de água em casos de chuvas mal distribuídas”, explica. Ele também serve para enfrentar eventuais situações de estiagem, que podem resultar em perdas para o agricultor, e ainda potencializar a produção em períodos com boa incidência solar.

joao e norli

O extensionista Filipe destaca que o pecuarista que pretende implantar a irrigação na pastagem precisa ser, também, um bom agricultor. “Antes de irrigar o pasto, devem-se fazer práticas de uso, manejo e conservação do solo, correção da fertilidade com base em análise química, escolha das melhores espécies de pasto, adubações de manutenção e cobertura para as plantas, combate a pragas e doenças e aplicação de tecnologias que promovam altas produções de forragem”, enumera.

A família de João Norberto de Lima é beneficiária das ações do programa Planorte Leite e do grupo Pioneiros do Leite, apoiado pela Epagri. João também é egresso do curso Liderança, Gestão e Empreendedorismo, promovido pelo Programa SC Rural. A Secretaria de Agricultura de Três Barras incentivou a execução do projeto oferecendo serviço de máquinas. “O projeto de irrigação nesse sistema é experimental e poderá servir de referência para as demais propriedades”, diz o extensionista Filipe.

Fonte: Epagri

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s