Seminis completa um ano de parceria com o Projeto Mais e registra ganhos de 20kg por metro quadrado

00hortifruti_02

A Seminis, marca de hortaliças da Monsanto, participa da 23ª edição da Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que ocorre em Holambra (SP), de 22 a 24 de junho. Na feira serão apresentados os resultados do primeiro ano da parceria com o Projeto Mais e serão lançadas cultivares para o mercado de hortaliças.

O Projeto MAIS é um centro de referência na disseminação das melhores práticas de cultivo protegido com sua eficiência comprovada em localidades como Holanda, Chile, México e Argentina. A primeira unidade brasileira foi inaugurada em Holambra durante a última edição da Hortitec. O projeto é uma iniciativa da Serviceres e Casa Bugre, em parceria com a Seminis, e já recebeu mais de 3000 visitas.

Durante o primeiro ano, o trabalho realizado na área de 8.280m² permitiu ganhos de 20Kg de tomates por m² cultivado. “Genética somada a um manejo controlado, além da utilização dos recursos existentes na estrutura permitiram este ganho”, explicou Fernando Guimarães, gerente de Negócios para Hortaliças da Monsanto.  De acordo com Fernando, os produtores que seguirem as orientações passadas no Learning Center têm boas chances de obter resultados em menor tempo. “Em 3 anos o tomaticultor consegue obter o retorno sobre o seu investimento inicial. Se considerar o custo e a qualidade dos frutos em um ano de produção o resultado financeiro final do cultivo protegido é superior a produção de campo aberto”, acrescenta o gerente.

No Brasil, segundo dados divulgados pela SNA – Sociedade Nacional de Agricultura, apenas 20 a 25 mil hectares representam a área de cultivo em estufas no Brasil. Entre as vantagens econômicas do cultivo protegido, também estão a potencial economia de defensivos agrícolas. Há ainda a continuidade da oferta de produto fresco ao mercado e com melhor qualidade, melhor logística e possibilidade de reutilização da água da chuva.

De acordo com Fernando Guimarães, gerente de Negócios pra Hortaliças da Monsanto, outra vantagem se deve a redução dos riscos de produção devido a intempéries climáticas.

Localizado na zona rural de Campinas, interior de São Paulo, o espaço tem 8.280m² com 6 mil plantas de oito variedades de tomate. Além da área coberta, o local conta ainda com uma extensão de 4.500 metros quadrados de área aberta, que comporta, entre outras coisas, dois tanques de captação de água pluvial, totalizando 6 milhões de litros de capacidade, para irrigar de forma sustentável a plantação de tomates protegidos.

Estufas: Cada estufa tem uma propriedade diferente, (pé direito mais alto ou mais baixo, ventilação, cor das lonas, temperatura etc.), o que simula as situações climáticas nas diferentes regiões produtoras do Brasil.

O Centro de Treinamento de Cultivo Protegido – Projeto MAIS, em Campinas (SP), pode ser visitado durante a feira. Ele está localizado a aproximadamente 30 minutos do recinto da Hortitec – veja aqui.

Lançamentos

Quem passar pelo estande da marca poderá se cadastrar para receber conteúdo exclusivo do novo site da Seminis, que agora está muito mais interativo. O novo layout conta com informações técnicas, calendário de eventos, contato dos canais de venda, vídeos, novidades sobre os produtos e um blog que passa a ser um canal de comunicação direto entre os agricultores e a marca. Por meio do blog, agricultores podem sugerir temas que serão abordados nos posts de especialistas do mercado de hortaliças.

Entre os lançamentos da Seminis na Hortitec estão as variedades de tomates Italiano SV2333TJ, Salada redondo SV2444TH e Especialidade DRC564; a couve-flor Forata e os porta-enxertos Shincheonggang e Maxifort. Além dos diferenciais voltados aos produtores, as variedades também apresentam benefícios voltados ao consumidor final:

Couve-flor Forata: com alta qualidade de cabeça, compacta e de coloração branca aos consumidores e processadores.

Tomate Italiano SV2333TJ: um híbrido com excelente pegamento sequencial de frutos e alta produtividade. Possui frutos saborosos, de formato arredondado alongado, com excelente firmeza, coloração vermelho intensa quando maduros e excelente pós-colheita. Ótimo pacote de resistência, com destaque para o Geminivírus causado pelo TYLCV e Estenfílio. Aptidão para cultivo protegido e campo aberto.

Tomate Salada redondo SV2444TH: um híbrido de tomate indeterminado que possui plantas vigorosas, com excelente cobertura foliar e alto pegamento de frutos, mantendo o bom calibre até o ponteiro. Frutos com excelente coloração para mercado fresco e pós-colheita. Alto potencial produtivo e amplo pacote de resistências, com destaque para o Geminivírus causado pelo TYLCV, Tospovírus TSWV e Estenfílio.

Tomate Especialidade DRC564: minitomate (tipo cocktail) para colheita em pencas ou frutos individuais. Seu fruto possui coloração vermelha bem atrativa, excelente aparência, sabor e doçura. Indicado para produção em cultivo protegido.

Porta-enxerto Shincheonggang:  um porta-enxerto híbrido de tomate indicado para condições de cultivo que exijam o manejo integrado da murcha-bacteriana e da murcha de Fusarium raça 3. Pode ser utilizado tanto em cultivo protegido como em campo aberto.

Porta-enxerto Maxifort: um porta-enxerto híbrido de tomate indicado para cultivo protegido, conferindo excelente vigor à planta de tomate. Maxifort é a referência mundial em porta-enxertos de tomate para cultivo protegido.

SERVIÇO

O quê? 23ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas
Quando?  De 22 a 24 junho de 2016, das 9h às 19h
Onde? Pavilhão de Exposições da Expoflora – Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra (SP)
Quanto? R$36,00/inteira e R$ 18,00/estudantes e melhor idade.
Sobre a visita ao centro de treinamento: transporte gratuito com saída na Hortitec.
Informações adicionais nos sites http://www.projetomais.agr.br | http://www.hortitec.com.br ou pelo telefone (19) 3802-4196.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s