Sakata lançará variedades de tomate de alta performance na Hortitec 2016

Serão seis cultivares desenvolvidas para atender aos mais diferentes requisitos de produção e consumo do mercado. 

Para atender as necessidades do produtor e, também, antecipar as principais tendências de consumo apontadas pelo mercado, a Sakata segue investindo no desenvolvimento de variedades diferenciadas de hortaliças. Neste ano, a multinacional japonesa lançará seis novos tomates: Carina Star, Carina Golden, Gislani, Grazianni, Mariaty e Pietra. As variedades pertencem aos mais expressivos segmentos de mercado da cultura como: Santa Cruz, Salada e Italiano, sendo este último, cada vez mais demandado pelo consumidor, devido à qualidade e ao sabor que apresenta tanto para o consumo in natura, quanto no preparo de molhos – com alto valor agregado na comercialização.

Os novos tomates foram desenvolvidos especialmente para suprir as diferentes demandas de cada região em termos de clima, solo e pressões por pragas e doenças que atacam a cultura. Atualmente, o tomate é responsável por 25% do volume de sementes comercializadas no país, segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), sendo a totalidade constituída por sementes híbridas.

“O lançamento destes tomates é resultado de um longo trabalho de pesquisa e melhoramento genético, que entrega ao mercado variedades adaptadas e diferenciadas, dotadas de uma genética que possibilita o cultivo com excelentes índices de produtividade e uniformidade de frutos, proporcionado ao produtor segurança e maior lucratividade com a produção”, explica Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata.

Tomates Sakata: o segredo de quem cultiva para ganhar

O portfólio de tomates desenvolvidos pela Sakata conta ainda com muitas outras variedades, que são sucesso de vendas no Brasil, como os tomates: Ravena, Santy e Valerin.

O tomate Ravena é considerado um tomate premium, pois reúne as características ideais do tomate tipo Italiano,  muito apreciado pelo consumidor, devido à sua coloração e tamanho atrativos, bem como à sua textura e sabor diferenciados. Além disso, possui o maior potencial produtivo do segmento para cultivo em campo aberto, bem como um pacote de resistências às principais viroses e bacterioses. Sua genética superior também possibilita uma colheita com excelente desempenho em períodos chuvosos, minimizando, assim, a incidência de manchas e rachaduras, bem como perdas na produção.

Já os tomates Santy e Valerin, tipo Salada Indeterminado, se destacam pela excelente adaptação às condições climáticas extremas. Em períodos secos, mas com destaque para os chuvosos, o Valerin apresenta ótimo desempenho de colheita, com resistência a bacterioses, manchas e rachaduras nos frutos. Já em estações mais secas, o tomate Santy conquista o produtor por sua elevada produtividade, com excelente padrão e classificação de frutos. Além disso, por se tratarem de materiais rústicos e com ótima estabilidade, a produção destes tomates não requer demandas específicas de manejo, o que contribui bastante para a preferência dos produtores no cultivo destas variedades.

Hortitec 2016

Os novos tomates serão o grande destaque da Sakata durante a 23ª edição da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho, em Holambra (SP). Na ocasião, a empresa apresentará outros oito lançamentos. São eles: as alfaces americanas Dora e Serena; os pimentões Camaro (amarelo) e Taurus AF 21360 (vermelho); o pepino aodai Racer; o espinafre japonês Pina; a couve chinesa Naomi; e a cebolinha Totem.

Confira, abaixo, os lançamentos que integram a nova linha de tomates da empresa.

CARINA STAR O LÍDER ESTÁ EVOLUINDO  
CARINA GOLDEN  – PARA TRAZER MAIS SEGURANÇA AO PRODUTOR

Santa Cruz Indeterminado
Estes novos híbridos são uma evolução genética do já consagrado tomate Carina TY, que foi eleito o melhor tomate do país na categoria redondo, no Concurso de Melhor Tomate de Mesa do Brasil (2015). Ambos possuem alto potencial produtivo, mantendo uma qualidade de frutos diferenciada, mesmo em períodos chuvosos. → Pacote de Resistências: Alto nível de resistência à Vd raça 1, Fol raças 1 e 2, Mi raças 1, 2, 3 e 4 e Mj (nematoides) e ToSRV (Geminivírus) (Carina Golden) | Alto nível de resistência à Vd raça 1, Fol raças 1, 2 e 3, Mi raças 1, 2, 3 e 4 e Mj (nematoides), Pto (pinta bacteriana) e TSWV (Vira-Cabeça) (Carina Star).

PIETRA PARA MAXIMIZAR LUCROS, PRODUTIVIDADE MUITO ALTA É FUNDAMENTAL

Salada Indeterminado

Desenvolvido com uma genética adaptada ao clima tropical e úmido, a variedade possui resistência a manchas e rachaduras nos frutos, sendo destaque absoluto na obtenção de frutos padronizados e de alta qualidade, quando cultivado principalmente em regiões altas e chuvosas do país, como no Sul do Brasil. A variedade possui ainda textura firme e grande conservação pós-colheita, sendo, por isso, ideal para transporte a longas distâncias. → Pacote de Resistências: Alto nível de resistência à Vd raça 1, Fol raças 1 e 2, ToMV estirpe Tm1, Mi raças 1, 2, 3 e 4 e Mj (nematoides) e TSWV (Vira-Cabeça) .

GISLANINÃO BASTA RESISTIR AO GEMINIVÍRUS E AO FUSARIUM 3, TEM QUE PRODUZIR MUITO

Salada Indeterminado

Com peso médio de 230g, possui alto potencial produtivo e grande segurança na produção em períodos chuvosos, com uma superioridade imbatível neste segmento. Devido ao seu excelente desempenho a campo,  o híbrido Gislani, em breve, será uma referência no mercado de tomate do tipo Salada F3 no Brasil. → Pacote de Resistências: Alto nível de resistência à Vd raça 1, Fol raças 1, 2 e 3, ToMV estirpe Tm1, Mi raças 1, 2, 3 e 4 e Mj (nematoides) e ToSRV (Geminivírus)
GRAZIANNI (AF 22834)SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE NUNCA ESTIVERAM TÃO JUNTAS

Italiano Indeterminado
Versátil, o novo híbrido foi desenvolvido para atender dois posicionamentos importantes de mercado: cultivo em campo aberto, em regiões com alta pressão de viroses; e cultivo protegido, com ótima adaptação neste tipo de ambiente. A variedade apresenta um pegamento de frutos muito elevado e estável em diferentes condições ambientais, sendo a alta produtividade o grande destaque em relação aos concorrentes. → Pacote de Resistências: Alto nível de resistência à Vd raça 1, Fol raças 1, 2, 3, ToMV estirpe Tm1, TSWV (Vira-Cabeça) e ToSRV (Geminivírus)
MARIATY (AF 23439) FAÇA SEU CONSUMIDOR QUERER MAIS

Italiano Determinado
É reconhecido por possuir ciclo precoce e o maior potencial de rendimento do segmento, permitindo, com isso, a maximização de lucros do produtor. Com frutos padronizados e de tamanho ideal para o segmento (170g), além de uma coloração vermelha intensa, o Mariaty é bastante saboroso e promete conquistar também o paladar do brasileiro. → Pacote de Resistências: Alto nível de resistência à Vd raça 1, Fol raças 1 e 2, Mi raças 1, 2, 3 e 4 e Mj (nematoides), Ss e ToSRV (Geminivírus).
SERVIÇO
Sakata na Hortitec 2016

Data: 22 a 24 de junho de 2016
Horário: das 9h às 19h
Local: estande da Sakata – nº 23, localizado no Pavilhão Verde – Recinto da Expoflora – Alameda Maurício de Nassau, 675 – Holambra (SP)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s