Projeto de irrigação na Bahia terá energia solar

ENERGIA-SOLAR

A produção de energia solar em projetos públicos de irrigação será avaliada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri).

Por meio da empresa Braselco, parceira do instituto, inicialmente será implantado um “lote-piloto” no projeto público de irrigação Mandacaru, em Juazeiro, sem ônus para a Codevasf e para o pequeno agricultor.

Além de ser uma alternativa para ampliar a matriz energética em áreas irrigadas, a ação pode reduzir o valor da fatura de energia elétrica dos agricultores.

Durante encontro realizado em Fortaleza, o Inovagri apresentou para analistas da Codevasf uma proposta para a geração de energia solar em lotes de pequenos agricultores na região do Submédio São Francisco.

Viabilidade

O secretário-executivo da área de gestão dos empreendimentos de irrigação da Codevasf, Frederico Calazans, que participa da formulação do projeto, informou que ainda não há estimativa dos custos da implantação desse sistema.

Também não foi previsto o tempo de retorno do investimento e qual o tipo de financiamento mais adequado para esse projeto. Segundo Frederico Calazans, uma possibilidade é o FNE verde (Gestão do Banco do Nordeste).

Fonte: Atarde.uol

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s