Vote no Instituto INOVAGRI para ganhar o Desafio de Impacto Social Google 2016

O Instituto INOVAGRI está entre os finalistas do Nordeste do Desafio de Impacto Social 2016. Com o projeto: sistema que orienta agricultores a não desperdiçar água. 

desafiogoogle

Clique para votar https://desafiosocial.withgoogle.com/brazil2016/charity/instituto-inovagri

Apesar do Brasil ter cerca de 12% das reservas de água doce do mundo, a água ainda é muito escassa no Nordeste. Após 5 anos de chuvas abaixo da média, a situação está bem mais grave. Com a plataforma S@UA (Sistema de Assessoramento para o Uso da Água na Agropecuária), o Instituto INOVAGRI vai conectar os gestores de abastecimento com dados de agricultores para distribuir a água limitada de forma mais eficiente. Eles pretendem beneficiar mais de 80 municípios em dois anos com o prêmio.

Saiba mais

O projeto é importante em face da necessidade do manejo integrado de toda a bacia para evitar o desperdício e a incidência de conflitos sobre o uso da água visando a obtenção de um cenário propício ao uso eficiente e racional da água, atingindo-se um equilíbrio entre as demandas hídricas da sociedade e as disponibilidades efetivas das águas superficiais e subterrâneas de toda a bacia.

O foco será aplicar nas bacias receptoras da Transposição do Rio São Francisco no Estado do Ceará que deve ser concluída ainda este ano.

O INOVAGRI desenvolveu o Sistema de Assessoramento ao Irrigante – S@I em 2012 e o Sistema de Assessoramento às Bacias Hidrográficas – S@BH, que foi desenvolvido em 2014 e ampliado em 2015. O último trabalho que utilizou as ferramentas do INOVAGRI foi o “Estudo de indicadores e critérios para a alocação da água nas bacias do Médio e Baixo Jaguaribe”. Este trabalho foi financiado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE e teve a parceria do Instituto CENTEC e da Companhia de Gestão dos recursos Hídricos – COGERH.

Os dois sistemas serão a base para desenvolver o S@UA e o INOVAGRI conta com todas essas parcerias para proporcionar, através desta ferramenta, o uso racional da água no setor agropecuário, podendo também ser utilizada em outras bacias hidrográficas do Brasil.

Sobre o Desafio

No dia 14 de junho, os finalistas do Desafio apresentarão seus projetos para um painel de juízes. Eles escolherão 3 vencedores e anunciarão o vencedor da votação pública. Cada um desses 4 vencedores receberá um prêmio do Desafio de Impacto Social de R$1,5 milhão.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s