Projetos sustentáveis viáveis são apresentados pela Semarh, na Agrotins‏

55cdc345e22db95900982bd4548446b7

Que tal fazer uma minicisterna para captar água da chuva? Ou um filetador de garrafa pet? Estas e outras iniciativas sustentáveis estão sendo apresentadas pelos técnicos da Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016). Os projetos estão no stand da Semarh, no Pavilhão Institucional.

A ideia é mostrar, segundo o técnico da Secretaria, Ricardo Carvalho Mendes, mostras  alternativas pensadas na questão social, ambiental e econômica. “O custo de investir em qualquer um dos projetos aqui é de baixo custo, além de reutilizar materiais que seriam jogados no lixo”, explicou o técnico. São cinco projetos sustentáveis e que qualquer pessoa pode executar. “A nossa preocupação foi buscar a praticidade e principalmente a utilidade. Qualquer ideia que está aqui no stand é útil”, afirmou Ricardo Mendes.

Um exemplo é a minicisterna que consiste num sistema desenvolvido para o aproveitamento da água de chuva. “A minicisterna pode ser usada para irrigar plantas, limpar a casa, na descarga do banheiro, ou seja, é a utilização da água da chuva que seria desperdiçada”, ressaltou o técnico da Semarh.  No stand os visitantes podem conhecer cinco projetos sustentáveis voltados para a qualidade de vida e com baixo impacto ao meio ambiente.

Projetos:

Minicisterna: Preocupados com a preservação do meio ambiente, a escassez cada vez maior de água potável, a ideia é que a população tenha algum sistema correto de aproveitamento da água de chuva em suas casas.

Filetador de garrafa Pet: o filetador é uma alternativa bem simples e barata para as pessoas iniciarem alguma atividade usando fitas de PET, mais grossas ou mais finas.

Vaso freático:  o diferencial desse projeto é o sistema de irrigação feito por baixo do vaso, imitando o lençol freático. Assim o consumo de água será controlado por cada planta, nada a mais e nada a menos.

Carneiro hidráulico: a principal vantagem é o custo baixo de instalação e quase nulo de operação. Como não precisa de uma fonte externa de energia, o carneiro pode funcionar indefinidamente a partir do momento da instalação. É utilizado principalmente para irrigação na agricultura.

Armadilha caseira pega mosca: armadilha simples que pode ser feita em casa, tem sido cada vez mais usada no combate a moscas das frutas. Parece apenas uma garrafa plástica pendurada em uma árvore, mas a armadilha tem se mostrado eficiente no controle da praga.

Fonte: Surgiu.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s