Curso “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?” em Ilha Solteira – Inscrições abertas

irrigar-799x445

A união de esforços entre ANA – Agência Nacional de Águas, Instituto INOVAGRI e UNESP Ilha Solteira traz para o Noroeste Paulista o curso “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?“, uma iniciativa da Agência Nacional das Águas (ANA) que tem por objetivo fornecer aos irrigantes e profissionais ligados ao uso da água a capacitação do manejo da irrigação e informar sobre a necessidade do uso racional da água melhorando também as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores.
Serão 16 horas de curso gratuito nos dias 12 e 13 de maio de 2016 que contará com um dia de campo para conhecer melhor os sistemas de irrigação e as técnicas que permitem o manejo da irrigação via Clima (Estação Meteorológica automática – componentes, sensores existentes no mercado, variações de modelo e utilização), e o manejo da Irrigação via Solo (uso de sensores). Também os aspectos ligados a legislação dos recursos hídricos e uso da água no Noroeste Paulista serão abordados.

O curso será realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro do DEFERS – Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, situado na Rua Monção, 226.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas enviando a manifestação de interesse para o Instituto INOVAGRI por email no endereço:
cursosana@inovagri.org.br
As vagas são limitadas a 30 (trinta) participantes e terão preferência por ordem de inscrição os irrigantes.

Mais Informações
http://irrigacao.blogspot.com.br/2016/04/unesp-dara-suporte-ao-curso-de-manejo.html
ou
http://www.agr.feis.unesp.br/curso_ana_2016.php
Contato
(18) 3743-1959 / (14) 98162-3189 / (85) 3268-1597
Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira “esta é mais uma grande oportunidade não somente para os irrigantes aprenderem e se conscientizarem da necessidade de implantarem programas que possibilitem a aplicação da água e no momento certo, segundo as necessidades das plantas e assim, aumentando a lucratividade das suas lavouras, tendo em vista o aumento dos custos da energia e escassez hídrica, mas também entenderem a fragilidade e o risco de se fazer uma agricultura de sequeiro. É necessário o investimento em sistemas de irrigação para garantir a sustentabilidade do negócio de produção de alimentos e temos grande potencial para estes investimentos”.

“Com inverno ameno e as maiores taxas de evapotranspiração do Estado de São Paulo, se por um lado esta condição é excelente para a diversidade de culturas a ser instalada ao longo do ano, as chuvas irregulares levam à oito meses de déficit hídrico, o que torna o uso de sistemas de irrigação fundamental para minimizar os riscos climáticos e aumentar a chance de obter a produtividade potencial das culturas agrícolas. Onoroeste paulista partiu de uma área irrigada em 2000 de 6.802 hectares possibilitados por 86 equipamentos e chegou a 2015 a uma área irrigada por pivô central de 13.331 hectares, com um crescimento de 96%, fruto da implantação de 116 novos equipamentos e crescendo a área irrigada em média em novos 408 hectares irrigados anualmente, e identificando uma tendência de diminuição na área média dos equipamentos ao longo dos anos, hoje em 66 hectares irrigados por cada pivô central. Mas é um crescimento muito baixo da agricultura irrigada face ao que representa e ao potencial para a produção de alimentos na região e o curso da ANA – INOVAGRI – UNESP será mais uma oportunidade para discutir a agricultura irrigada na região”, finaliza o Professor Dr. Fernando Tangerino.

Mais sobre o curso e a oportunidade apresentada
Na edição de 05 de maio de 2016 do [Pod Irrigar] – o Podcast da Agricultura Irrigada – o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira esclarece os detalhes do curso gratuito “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?” oferecido na UNESP Ilha Solteira pela ANA – Agência Nacional de Águas e Instituto Inovagri. O acesso ao [Pod Irrigar] que tem como título “[PodIrrigar] Capacitação de irrigantes e técnicos é viabilizada pela Agência Nacional de Águas” pode ser feito a partir de:
http://podcast.unesp.br/podirrigar-05052016-podirrigar-capacitacao-de-irrigantes-e-tecnicos-e-viabilizada-pela-ana-agencia-nacional-de-aguas
ou diretamente em:
http://podcast.unesp.br/downloadMP3.php?audio=20160505_PI_tangerinocursoana.mp3

Programa do curso
Quinta, dia 12 de maio
– Manhã: bases teóricas e instrumentos para o manejo da irrigação via atmosfera no Noroeste Paulista ou em qualquer outra região
– Tarde: o manejo da irrigação na prática, via atmosfera e via solo

Sexta, dia 13 de maio – campo
– Legislação atual dos Recursos Hídricos (Lei das Águas, Política Nacional de Irrigação, Outorga e Cadastro Nacional dos Usuários de Recursos Hídricos – CNARH)
– Conhecendo em campo os instrumentos agrometeorológicos e os detalhes do sistema de irrigação por pivô central
– Instalando sensores de solo para o manejo da irrigação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s