Dica: pode-se irrigar com água reciclada

thumb_66900_article_normal

Especialistas dividem a água doméstica em várias categorias: azul – água doce limpa proveniente de rios e reservatórios utilizada como água potável; verde – água coletada da chuva; cinza – água que foi utilizada na lavanderia, lava-louças e no banho; e preta – água residual dos vasos sanitários que é destinada a sistemas de esgoto, que não tem nenhum outro propósito.

Na agricultura dos EUA, por exemplo, as fazendas utilizam aproximadamente 80 por cento de fontes de água azul para irrigação. No entanto, um novo estudo revela que, quando purificada dos químicos, partículas de alimento e detergentes, a água cinza também tem potencial para reutilização.

Os cientistas fizeram testes com dois grupos de pessoas durante um ano, um grupo consumindo cultivos irrigados com água cinza e outro comendo cultivos cultivados com a utilização de água potável.

Eles realizaram testes semanais, em busca de qualquer problema de saúde relacionado com a água e descobriram que não houveram incidentes de questões gastrointestinais entre os usuários da água cinza reciclada.

De modo interessante, os participantes que comeram cultivos irrigados com água cinza reciclada apresentaram melhores resultados de saúde do que os que comeram frutas e vegetais produzidos com a utilização de água azul. Os pesquisadores, no entanto, não tem uma explicação para as possíveis causas destes resultados.

Em segundo lugar, os pesquisadores examinaram a água cinza através de análises microbianas aprofundadas e descobriram que os níveis de bactérias na água da torneira e na água cinza tratada são praticamente os mesmos, provando assim que a água tratada não apresenta ameaças complementares à saúde humana.

Estas descobertas tem uma grande importância, particularmente para regiões com eminente falta de água. Agora os cientistas por trás deste estudo querem popularizar um novo sistema de água cinza criado por eles, o qual torna a reutilização da água economicamente viável tanto em escala doméstica quanto nacional.

Fonte: eatGlobe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s