MS: Produzir é desafio para pequenos agricultores da Capital

00AGRICULTURA_FAMILIAR_JOVEN_JOVEM

Integrantes de um contingente de 70 mil famílias que tiram o sustento do campo em Mato Grosso do Sul, eles trabalham com diferentes formas de cultivo e produtos e estão diretamente na ponta da cadeia da produção da agricultura familiar. Em comum, ajudam a abastecer o maior complexo de alimentos do Estado, convivem com os desafios da atividade e apontam quais obstáculos precisam ser sanados para, de fato, a pequena produção florescer, dentro das suas possibilidades e particularidades.

As necessidades vão desde a ampliação da assistência técnica — dados da própria Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Estado (Agraer) apontam que o atendimento chega hoje a somente 30% dos agricultores familiares sul-mato-grossenses —  até melhoria na estrutura de escoamento da produção.

Está nas estatísticas oficiais: em 2015, a Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul, principal complexo de vendas de hortifrúti de Mato Grosso do Sul, comercializou 175,46 mil toneladas de alimentos e, deste total, apenas 15% foram produzidos no próprio Estado, o equivalente a 23,36 mil toneladas. Dentre os 79 municípios, a Capital é destaque, com 26,51% de participação nas vendas, ou 6,99 mil toneladas.

Fonte: Correio Estado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s