Pesquisa sobre uso de energia solar na irrigação pode ser incentivada

imagem_materia (1)

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Apoiar a pesquisa para o desenvolvimento de equipamentos de irrigação alimentados por energia solar é o objetivo do projeto aprovado nesta terça-feira (5) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A matéria segue para deliberação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O relator na CMA, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), considera importante estimular o uso da energia fotovoltaica, tendo em vista “a incidência perene de luz solar no Brasil”.

— O uso da energia solar para fins de irrigação permitirá desonerar a rede convencional de energia elétrica nos horários diurnos de elevação da demanda, o que constitui importante vantagem a ser ressaltada — completou o relator.

O desenvolvimento de sistemas sustentáveis para a irrigação das lavouras está previsto no Projeto de Lei do Senado (PLS)268/2014, do ex-senador Fleury (DEM/GO), e no o PLS 382/2014, de Wilder Morais (PP-GO), que tramitam em conjunto. Conforme Ronaldo Caiado, os projetos são idênticos e assim ele encaminhou voto pela aprovação do primeiro e pela prejudicialidade do segundo, que foi apresentado depois, como determina o Regimento Interno do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s