É possível economizar água no campo sem perder produção

Estudos conduzidos na ESALQ com café, citros e cana indicam modificações no manejo da irrigação que têm impacto positivo nas condições econômicas e ambientais. 

agua-679x539

Apesar do grande avanço das tecnologias de abastecimento de água, o manejo de irrigação na agricultura brasileira é ainda inadequado na maioria das áreas irrigadas. “A falta de informações básicas sobre as necessidades de água das culturas é uma das causas para o uso inadequado da irrigação”, aponta um estudo coordenado pelo professor Fabio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Publicado recentemente pela Agricultural Water Management (Volume 163, 1 January 2016, Pages 139–145), o artigo baseia-se em dados coletados nas culturas de café, citros e cana-de-açúcar para demonstrar de modo simples como o método de manejo da irrigação baseado no coeficiente de cultura (Kc) pode ser aprimorado para permitir a redução no uso de água de irrigação e energia, sem perda de produtividade das culturas irrigadas.

Com o título “Crop coefficient changes with reference evapotranspiration for highly canopy-atmosphere coupled crops”, o paper indica que a irrigação pode avançar tecnicamente para assegurar maior retorno aos produtores e, ao mesmo tempo, reduzir a pressão sobre os mananciais e o uso de energia nas propriedades agrícolas, melhorando assim as condições ambientais, sociais e econômicas da agricultura irrigada brasileira.

O projeto contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Para acessar o estudo clique aqui:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378377415301025

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s