Sete produtos da agricultura familiar receberão bônus em março

vitao-alimentos-integrais-alimentacao-saudavel-dia-do-cacau

Neste mês de março, os agricultores familiares terão desconto automático no pagamento do financiamento em sete produtos: babaçu, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, feijão caupi, trigo e triticale. O bônus é dado por meio do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) àqueles produtores que têm financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O percentual do desconto é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtos que, no mês anterior, ficaram abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal. A lista de março foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 9.

Os descontos foram calculados com base no preço de mercado de fevereiro e têm validade entre 10 de março e 9 abril. O babaçu terá bônus em cinco estados: Pará (55,82 %), Tocantins (57,43 %), Ceará (43,78 %), Maranhão (45,78 %) e Piauí (34,94 %). Com relação aos demais produtos, a borracha natural terá bônus em Goiás (11,5 %); cacau, no Amazonas (19,31 %); cana-de-açúcar, no Ceará (0,27 %) e Espírito Santo (10,05 %); feijão caupi, no Amazonas (5,26 %); trigo, no Rio Grande do Sul (3,06 %); e triticale, no Paraná (9 %) e em Santa Catarina (8,26 %).

A Conab faz mensalmente o levantamento de preços praticados nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar contemplados pela PGPAF. A lista de produtos é definida uma vez ao ano pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fonte: Conab

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s