ENTREVISTA: Sílvio Carlos Lima revela destaques da III Winotec

Com a 3ª edição agendada para os dias 9, 10 e 11 do mês de junho, o Winotec – Workshop Internacional de Inovações Técnicas em Irrigação será novamente em Fortaleza-CE, e espera reunir mais de 500 profissionais e interessados em inovações na irrigação. O encontro traz também a II Conferência Sobre Recursos Hídricos do Semiárido Brasileiro e conta com mais de dez palestrantes internacionais de diversos países, todos ligados ao setor de irrigação.

Idealizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI, do Ceará, o evento deste ano está dividido em três temas: “Mudanças Climáticas: gestão dos recursos hídricos e adaptação da agricultura irrigada”, “Engenharia da Irrigação: desenvolvimento científico e tecnológico de equipamentos e processos” e “Gestão da Ciência e Tecnologia na irrigação: transferência do conhecimento e adoção pelos irrigantes”.

O WINOTEC tem como um de seus principais objetivos a geração de intercâmbios tecnológicos. “Buscamos sempre trazer palestrantes internacionais que, durante os quatro dias do evento, estão sempre em contato com os participantes brasileiros e assim podem combinar projetos conjuntos e parcerias futuras”, destaca Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, Diretor do INOVAGRI e um dos idealizadores do evento.

Confira abaixo a entrevista completa com o responsável pela organização do evento Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, do Instituto CENTEC/Instituto INOVAGRI.


  1. Qual o destaque do evento deste ano? Tema e/o profissional

O I WINOTEC (2007) e o II WINOTEC (2008) foram realizados com grande sucesso gerando a troca de conhecimento e experiências entre profissionais e estudantes de vários setores, consolidando a importância de eventos desse porte para o desenvolvimento dos profissionais da área.

Este ano o evento foi dividido em três temas principais:

DIA 09/06/2010 – Tema Mudanças Climáticas: gestão dos recursos hídricos e adaptação da agricultura irrigada

DIA 10/06/2010 – Tema Engenharia da Irrigação: desenvolvimento científico e tecnológico de equipamentos e processos

DIA 11/06/2010 – Tema Gestão da Ciência e Tecnologia na irrigação: transferência do conhecimento e adoção pelos irrigantes

Outro destaque é que teremos 12 palestrantes internacionais e são eles:

1) Luciano Mateos (IAS/CSIC) – Espanha;

2) Ronald Yoder (U. Nebraska);

3) Richard Allen (U. Idaho);

4) Tony Morse (U. Idaho);

5) José Maria Tarjuelo (UCLM) – Espanha;

6) Albert Clemmens (USDA – Arizona)

7) Helena Gómez-Macpherson (IAS – CSIC) – Espanha;

8 ) Christopher Neale (Utah State University);

9) Eduardo Hozapfel (Universidad de Concepción) – Chile;

10) Bruno Molle (CEMAGREF-França);

11) Linden Vincent – Wageningen – Holanda;

12) Robert Evans – ARS/USDA – MONTANA – USA


2. Qual a média de público esperada?

Esperamos presencialmente 500 participantes, pois é a capacidade do auditório onde será realizado o evento. Como acreditamos que a procura será maior, estaremos disponibilizando todas as palestras, ao vivo, via web, pleo site do WINOTEC, http://www.inovagri.org.br/winotec que será uma inovação em termos de evento do setor da irrigação.


3. Comente a expectativa desta edição do Winotec

O WINOTEC se tornou um evento com formato diferente dos grandes eventos do setor como o CONBEA e o CONIRD. No WINOTEC, todos os participantes assistem as mesmas palestras, pois só temos uma por vez. Não existem apresentações orais de participantes, somente de pôsteres.

Desta forma, com essa concentração nas palestras, conseguimos um melhor e maior debate.

Também ressalto que focamos o WINOTEC como um evento de geração de intercâmbios tecnológicos, pois buscamos sempre trazer palestrantes internacionais que, durante os quatro dias do evento, estão sempre em contato com os participantes brasileiros e assim podem combinar projetos conjuntos e parcerias futuras. Já temos excelentes resultados neste sentido como é o caso do Dr. Richard Allen (U.Idaho) que recebeu pesquisadores brasileiros para realizar Pós-doutorado em sua Universidade. O contato inicial que viabilizou isso foi feito nos eventos passados. Dr. Allen é uma das maiores autoridades em Evapotranspiração do mundo, pois é um dos autores do Manual 56 da FAO que serve de referência para todos os trabalhos nesta área. Dr. Allen veio nas duas versões anterirores do WINOTEC e virá novamente este ano. Em 2007, no I WINOTEC, foi a primeira vez que ele veio ao Brasil.


4. A escolha do local teve algum motivo específico?

Em 2007 foi em Sobral-CE, devido a criação do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação no Instituto CENTEC em Sobral.

Em 2008 resolvemos fazer em Fortaleza. Naquela ocasião, buscamos outros estados que tivessem interesse em levar o evento, porém, após uma reunião com vários palestrantes e participantes do evento de 2008, foi sugerido que se fizesse novamente em Fortaleza, mas de dois em dois anos.

Mais detalhes sobre o evento no site http://www.inovagri.org.br/winotec.

Redação Irrigazine – Vivian Lopes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s